2015 05 - Rio Sil & Las Médulas

A 23 de maio de 2015 partiram os cavaleiros nas três montadas: a T-Max, a BMW C 650 GT e... uma VFR 800F!

A Honda apareceu de surpresa, pois ia em test-drive, cedida pela Moto Veiga (Braga). Nesta altura os companheiros motard não sabiam que o proprietário da Integra 700, tinha negociado a entrega de uma nova NC750 DE, ou, resumindo, uma Integra S. Os comentários (breves) sobre as impressões desta nova mota ficam para o relato do passeio ao Douro Internacional, efetuado a 4 de julho de 2015.


Reunindo-se em Braga, de volta de uns pastéis de nata fresquinhos e um café matinal, saimos pelas 8:00h em direção ao espigueiros do Soajo. Daí partimos para Ourense. Feita a A52 espanhola entrámos na bela estrada para fruir as motas, a N120, que corre ao lado do Rio Minho (Rio Mino). Por alí visitámos o chamado canhão do Sil,correndo na N120, mas já ladeando o Rio Sil. Terras como "O Barco", "A Rua" e Villafranca del Bierzo (que merece a visita) não sairão tão cedo da nossa memória, pois tinhamos feito o percurso de carro uns dois meses antes.


De permeio visitaram a grande Igreja de Santo Estevão, bom exemplo do românico galego (em Nogueira de Ramuín/Ribas del Sil-San Esteban). Ali se encontrava um encontro de vários Chapter da HD de Espanha continental e ilhéu.


Las Medulas, ficam mesmo por ali... abaixo de Ponferrada e de Villafranca del Bierzo.
 
A UNESCO classificou o local como de grande valor patrimonial: pt.wikipedia.org/wiki/Las_M%C3%A9dulas

Antiga exploração de ouro romana, encanta pela cor das formações rochosas e pelos bosques de carvalhos e, principalmente, de enormes e antigos castanheiros. Lá em baixo podem fazer-se agradáveis caminhadas...

A vista de cima, pode ser apreciada por miradouros gratuitos ou por um outro pago, por quem desejar visitar uma das galerias onde os mineiros chegavam a passar meses sem ver a luz do astro rei. Vale a pena colocar os capacetes mineiros e sentir um pouco do que seria viver ali...


O regresso por pavimentos sempre muito bem tratados, dever-se-ia ter feito pela OU533 (passando por "O Bolo" e "Viana do Bolo" até Gudina) e daí pela A52 até à saída para Chaves. Porém, vicissitudes várias, levaram-nos a repetir toda as estradas até Ourense, depois A52 até... Chaves. Enfim, uns 120 km a mais.

Quem gostou desta volta, por um lado, foi o motard que pilotava a VFR 800F. Por um lado, pelo gozo dos quilómetros feitos sozinho, de Verín a Braga. Mas, por outro lado, não gostou, pois, como toda a gente sabe, fazer muitos quilómetros (e foram 630km no total) com as pernas dobradas e os punhos em carga, é coisa que só se torna suportável na VFR quando se anda acima das 7.000 rotações e se começa a ouvir aquele maravilhoso ruído das válvulas do VTEC a abrirem. Ora, foi mesmo por causa de algumas gazadas que tinha de dar que se perdeu dos companheiros numa paragem forçada...


Teve de vir de Verín a Braga, a ver se os apanhava com 15 min. de atraso, a velocidades um pouco superiores às das formigas em grande azáfama.
A noite caiu e os potentes faróis LED da Honda nunca conseguiram ver as rodas traseiras das maxi-scooter que seguiam estáveis num bom andamento... O homem consolou-se e, até hoje, não esquece a emoção de tal viagem.
No fim disse que a máquina tinha consumido muito pouco para o que ele a espremera.

Todos chegaram bem e isso é que foi importante.

Um passeio que se recomenda.:-)
 

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